Antes de falarmos sobre inclusão social, devemos falar sobre diferenças. Ninguém é igual a ninguém, porque cada pessoa possui suas próprias necessidades. Mas o que difere a necessidade de uma pessoa e de outra? Talvez nossa sociedade ainda esteja sendo muito levada pelas aparências…

A inclusão social foi conquistada aos poucos ao redor do mundo. Antigamente era comum que crianças com deficiência fossem mortas por nascerem deficientes. A homossexualidade e as etnias também são alguns dos assuntos que surgem quando desejamos falar sobre inclusão.

Como ocorre a verdadeira inclusão social?

A verdadeira inclusão social deve começar na família e entre amigos. Aqueles que convivem com a pessoa que possui deficiência e/ou sofre de preconceitos devem incluí-la em casa, inicialmente. Desta forma, a base dessa pessoa já está apoiando, e isso é muito importante.

Pessoas com deficiência não são incapazes de nada, apenas possuem uma deficiência. Isso é preciso ser absorvido por grande parte da sociedade, para que a inclusão possa acontecer de forma eficaz. A verdadeira inclusão social é criada com base no respeito, no acreditar no outro e no amor. A verdade é que todos precisamos aprender a nos adaptar às diferenças. Todos nós devemos dar as mãos, a fim de melhorar as coisas para todo mundo. 

Não é a pessoa que sofre a exclusão que deve se adaptar, e, sim, a sociedade que a exclui que deve aprender a aceitar, respeitar, criar empatia etc.

Publicação original: https://www.instagram.com/excellentcarecuidados

Excelente Care - WhatsApp
Enviar